Moagem de cana em queda e qualidade prejudicada
Notícias do Mercado de Açúcar – 22 de Agosto de 2025
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Inauguração de terminal intermodal da LDC em Pederneiras (SP)
A Louis Dreyfus Company inaugurou ontem (22/08) um terminal inovador para o escoamento ferroviário de açúcar até o Porto de Santos. A estrutura tem capacidade de receber até 6 mil toneladas por dia e expedir até 8,5 mil toneladas por dia, com armazém para 90 mil toneladas estáticas e movimentação de 150 mil toneladas por mês JornalCana. -
Moagem de cana em queda e qualidade prejudicada
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Moagem acumulada até 1º de agosto no Centro-Sul: 306,24 milhões de toneladas, queda de 8,6 % em relação ao ciclo anterior Canaoeste.
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ATR médio (teor de açúcar na cana): caiu 5,2 % na segunda quinzena de julho — o menor índice em 10 anos Canaoeste.
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Produção de açúcar: 19,27 milhões de toneladas, queda de 7,8 % Canaoeste.
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Custos de produção em alta, produtividade em baixa
Segundo o pesquisador do Pecege, a safra 2025/26 começou com aumento de custos agrícolas (R$ 166/ton), redução da produtividade (TCH) e retração na qualidade (ATR), pressionando os preços do açúcar Canaoeste. -
Projeções de produção para 2025/26
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A produção de açúcar no Centro-Sul deverá crescer entre 4 % (estimativa StoneX) e 8 % (Hedgepoint), chegando a até 43,3 milhões de toneladas ukragroconsult.comBarchart.com.
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USDA/FAS prevê o Brasil com produção recorde de 44,7 milhões de toneladas Barchart.com.
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Análise e Projeção
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A queda na moagem e queda consistente na qualidade da cana sinalizam desafios logísticos e operacionais graves para a safra atual.
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Apesar disso, as perspectivas de aumento da produção de açúcar para 2025/26 — com projeções favoráveis — mostram resiliência no setor e possível recuperação.
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O novo terminal ferroviário da LDC representa um avanço crucial na infraestrutura logística, reduzindo custos de transporte e aumentando competitividade.
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O aumento dos custos de produção é preocupante; aliados à queda de produtividade, podem pressionar margens se os preços de açúcar não acompanharem.
Projeção:
Se as condições climáticas permitirem, e com o novo terminal da LDC otimizando o escoamento, os preços poderão se estabilizar ou melhorar, principalmente se os volumes efetivamente produzidos se aproximarem das expectativas (40–44 milhões t). Contudo, os custos elevados e a redução da qualidade da matéria-prima representam riscos reais.